segunda-feira, 28 de abril de 2008

TRABALHANDO COM P.A.

Particularmente, vejo o trabalho por Projeto de Aprendizagem, como uma alternativa valiosa e possível de se realizar de forma interdisciplinar, e trabalhar conceitos muitas vezes complexos, para a faixa etária.
São inúmeras as vantagens de se trabalhar com P.A.:
- o tema de estudo é definido a partir do interesse dos alunos;
- a pesquisa é realizada para dar uma resposta a uma curiosidade dos alunos ou a uma necessidade individual, do grupo ou social;
- o aluno interage com o conhecimento e o constrói e reconstrói, na realização das pesquisas;
- permite, ou melhor, necessita do uso das tecnologias educacionais, favorecendo assim, a inclusão digital de muitos alunos que têm acesso à informatização, somente na escola;
- os professores desempenham o papel de mediadores no processo de construção do conhecimento;
- a construção é coletiva e, portanto, há maior número de interações entre os alunos e destes com o conhecimento.
Penso que uma das dificuldades existentes na escola, para se trabalhar com P.A., é a exigência de se cumprir com a grade curricular de cada disciplina. Outra, é a insegurança por parte de alguns professores para realizar o trabalho. Nossa escola está vivendo um momento muito importante, onde todo o grupo de professores está “ousando” trabalhar com P.A..

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Marlete!

Parabenizamos toda a equipe da escola por esta tamanha ousadia em estar desenvolvendo PAs.
Sabemos que é um grande desafio, pois em nossas escolas ainda está muito presente o trabalho fragmentado dos professores, ou seja cada um trabalhando seu conteúdo de forma fragmentada.
É preciso coletividade, discussão, projetos entre todo o grupo de professores.

Agradecemos e parabenizamos sua participação durante esta capacitação. Esperamos que seu Blog não pare por aí. Faça desta ferramenta um meio para publicar suas atividades, seus anseios e projetos; e também interagir com demais colegas internautas.

Grande abraço!