domingo, 27 de abril de 2008

Refletindo sobre o “Projeto Aprendendo com a Copa 98”

O Projeto aconteceu em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, localizada em uma vila com população de baixo valor aquisitivo.
No ano de 1997, a escola estava no processo de reestruturação curricular, preparando a transição para a proposta de ciclos de estudo.
Neste mesmo ano, a escola participou de uma pesquisa da ESEF/UFRGS (Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do RS). O objetivo da pesquisa era estabelecer comparações de curvas de crescimento de idade, gênero, peso, altura e resistência física de alunos de escolas públicas de Porto Alegre (RS).
Durante a realização da pesquisa pela UFRGS, as professoras de Educação Física e de Ciências da escola, envolveram-se no trabalho, com o apoio da diretora e de toda a equipe da direção. Estava nascendo aí, um projeto que tornar-se-ia realidade no próximo ano, com a adesão de professores de outras disciplinas.
Do objetivo inicial da professora de Educação Física, que era “... demonstrar a importância das aulas de Educação Física e, mais ainda, da prática de esportes para a saúde do organismo”, abriu-se um leque de curiosidades e de conhecimentos que envolviam o tema, pois era o ano da copa. Um dos únicos momentos em que o país se veste de verde e amarelo, e a grande maioria das pessoas, sem distinção de raça, classe social ou religiosidade, se interessa por um mesmo acontecimento, o futebol.
Muitos desses alunos, sonhavam em ser jogadores como seus ídolos gaúchos Taffarel e Dunga ou como o carioca Ronaldinho/o fenômeno, dentre outros da equipe brasileira na copa 98. Ou quem sabe, ser o Zagallo, para escalar o seu time e ser mais uma vez campeão do mundo.
No decorrer do projeto, foi necessário construir instrumentos que seriam utilizados na realização do mesmo. Esta construção foi feita com o aproveitamento de sucatas por meio de um convênio da escola com o Galpão de Reciclagem de Lixo Comunitário da vila e de outros materiais disponíveis na escola. Também foi utilizado o kit de LEGO-logo e alguns instrumentos de modelo oficial adquiridos pela professora.
Surgiu a necessidade do uso da tecnologia para registrar os dados e para acesso ao conhecimento historicamente acumulado.
Foi feita a construção do banco de dados no Excel, a criação de gráficos comparando os dados da impulsão horizontal com os da força do chute, o desenho das bandeiras dos países e a projeção da perna mecânica no Paint.
Para a projeção da perna mecânica, o uso do Paint não foi satisfatório, então utilizaram um software simulador, o Interactive Physics/Kreo, onde puderam fazer várias simulações e trabalhar conceitos abstratos.
Avançando no uso da tecnologia, para responder às necessidades dos questionamentos, utilizaram a Robótica.
Em 1998, foi implantado nesta escola, o Laboratório de Informática, com 10 computadores, por meio do Projeto EducaDi/CNPq, o que possibilitou o uso da tecnologia no decorrer dos trabalhos. Foi de fundamental importância também, a parceria e a assessoria da equipe do projeto EducaDi, dando suporte e oferecendo novos softwares, adequados às necessidades do estudo.
Penso ser importante destacar o uso da hemeroteca durante a realização do projeto. Com o acesso à hemeroteca, tanto real como virtual, surgiram novas informações. Novas curiosidades e novos conceitos iam sendo construídos, assim como também, o projeto ia se encaminhando, se ampliando e tomando novos rumos.
O texto registra o envolvimento dos professores de Educação Física, Ciências, História, Geografia e Artes na realização do projeto. Refletindo sobre a leitura, observo que os conceitos trabalhados foram além destas disciplinas. Conceitos Matemáticos, de Física, de Geometria, de Ética, de Filosofia, de Sociologia, a Língua Inglesa no uso dos softwares e, permanentemente, o uso da Língua Portuguesa.
Após a leitura deste projeto, pude perceber o desenvolvimento de um trabalho riquíssimo, partindo da curiosidade dos alunos, envolvendo a construção do conhecimento através das pesquisas científicas e experimentações e o uso das tecnologias como recurso de acesso às informações e registro de dados. O projeto foi desenvolvido há exatamente 10 anos atrás.
Destaco as seguintes características de um P.A. observadas no “Projeto Aprendendo com a Copa 98:
- partiu das curiosidades e interesse dos alunos pelo tema;
- os professores foram os mediadores nas ações pedagógicas;
- professores e alunos foram aprendizes durante a realização do projeto;
- o projeto foi uma construção coletiva, que se ampliava a cada resposta e a cada nova dúvida e ou curiosidade;
- os alunos vivenciaram desafios constantes, onde buscaram e criaram novas alternativas de interação com o conhecimento e por conseqüência construção do mesmo;
- houve interdisciplinaridade (embora tenha iniciado somente com as disciplinas de Educação Física e Ciências, o trabalho ampliou-se abrangendo outras disciplinas);
- uso da tecnologia, para registrar dados, acessar informações e obter parcerias e assessoria.

FAGUNDES, Lea; SATO L. S. e MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a Mudança em Educação/Mec/Seed/Proinfo (publicado no site:http://www.proinfo.gov.br).

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Marlete!

Parabéns pela sua reflexão acerca do Projeto Copa. Como você disse é um projeto "riquíssimo"

Ante a realidade de sua escola:
Como você vê o trabalho por Projetos de Aprendizagem na Escola?
Quais são as vantagens?
Existem dificuldades na escola que impeçam o trabalho com PA?

Grande Abraço!