domingo, 16 de março de 2008

REFLEXÕES - APRENDIZES DO FUTURO

Trabalhar com projetos de aprendizagem significa romper com o repasse de conteúdos e favorecer a construção do conhecimento.
O P.A. surge de uma necessidade do aluno e não de uma necessidade do professor, em cumprir com um currículo pré-determinado.
Diante desta necessidade/curiosidade do aluno, o professor fará a mediação para a construção do conhecimento e por conseqüência, haverá satisfação da curiosidade e a necessidade primeira sanada.
Há muito, nos cursos de formação de professores, se estuda sobre P.A. e uso das novas tecnologias na educação. Mas, a operacionalização destas práticas não se efetiva, pois é difícil romper com “certezas construídas” e a estruturação dos atuais currículos escolares não favorece esta prática.
Apesar destas dificuldades, o trabalho com P.A. e o uso das novas tecnologias na educação vem se efetivando nas escolas, de uma forma “um tanto tímida”.
Cursos de capacitação como este, favorecem a incorporação destas práticas no cotidiano escolar.

2 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Marlete,

Parabéns pela sua reflexão.
Realmente efetivar mudanças não é fácil, as resistências são muitas inclusive por parte dos professores.
Grande maioria ainda prefere trabalhar baseado nos livros didáticos sem proporcionar ao aluno grandes inovações.

Com certeza a sua escola está no caminho certo, antes de mudar é preciso estar preparado para tal.

Abraço e até hoje à noite!
NTE

NTE Brusque disse...

Olá Marlete,

Estamos aguardando a postagem referente a 4ª etapa à distância.
Não esqueça de implementar seu Blog utilizando algumas configurações proposta no curso.

Abração!